Blog PRESSÃO POPULAR

terça-feira, 31 de agosto de 2010

LAMENTÁVEL ATUAÇÃO DE ALGUNS VEREADORES NA CÂMARA

Ontem, 30/08, o que surpreendeu inicialmente foi a ausência de dois vereadores (Adriano e Caburé) já que a pauta era polêmica e de grande importância, não para o povo ou para os funcionários, para o executivo municipal. O projeto em questão é aquele que dá simplesmente total liberdade para o executivo municipal remanejar valores de outras pastas em 30% para quaisquer ações que julgar importante - coisa que o povo já sabe que é importante pra ele. Ou seja, o prefeito poderá tirar dinheiro que seria investido em melhorias como calçamento, infra-estrutura e gastar em combustível, viagem etc. Isso é o mínino que ele faria com tanto dinheiro. Outra surpresa: motoristas de transporte escolar há 2 meses sem receber com alegação de falta de recursos. Porque não foi pedido anteriormente tal valor, tal crédito? Precisou o trabalho parar e transferir-se a responsabilidade novamente para a Câmara.
Tá difícil ser cidadão em Serra dos Aimorés, onde os próprios poderes constituídos estão deixando a desejar no cumprimento de suas funções públicas. Veja vcs, na reunião ontem, 3 vereadores (Edgar da Baixada, Ailton e Adilson) se recusaram em participar da ordem do dia pelo fato de 2 vereadores não estarem presentes na votação, ou será que fugiram da responsabilidade? Ficou essa dúvida no ar... O fato é que ficou perceptível que havia um conchavo político por trás da ausência de dois vereadores o que empataria os votos e, sendo o projeto de interesse do Executivo seria desempatado pelo presidente que aprovaria total liberdade de remanejo dos recursos pelo prefeito municipal.
Mas o que mais admirou foi a arbitrariedade do presidente Marcelo que afirmou que "a Lei fala que o vereador assinando a lista de presença está presente" mesmo tendo se retirado antes de ocorrer a Ordem do Dia. E, os vereadores André Willer, Joelso Vieira e Nacib Aref foram coniventes e votaram sem quorum para deliberação os projetos em pauta, descumprindo também o que reza o Regimento.
Tem vereador novato que já está monstrando total despreparo e imaturidade ao ler em tom alto e grosseiro "pedaços" do Regimento que lidos no contexto só comprovam o erro cometido por todos. Vamos ler mais... entender... vamos sair dos cueiros!!!Política é coisa séria!!!
Acho que os vereadores deveriam saber de cór o conteúdo que rege sua função, porque senão a sociedade de Serra dos Aimorés estará perdida com tantos desmandos.
Esperamos que estes atos sejam revistos e que se puna atitudes como essa de total desrespeito à Lei e, principalmente, ao povo.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

QUE COISA FEIA AÉCIO...

No vale tudo eleitoral, Aécio se esquece do que disse sobre como Itamar deixou o governo de Minas. Veja ele próprio malhando Itamar:

JAYRO LESSA REAFIRMA COMPROMISSO COM SEU GRUPO

Neste sábado, 28/08, o grupo de apoio ao Deputado Estadual Jairo Lessa realizou uma carreata para receber o candidato. Com Jayro, em carro aberto, encontrava-se Agripino que em sua fala, disse ter "projetos para o povo de Serra dos Aimorés, porque tem aqui suas origens". Quem também faz parte deste grupo de apoio são os vereadores: Edgar da Baixada, Adilson e Joelso e com eles o ex vereador Eduardo. Foram falas pequenas, mas que demonstraram compromisso firmado com este grupo.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

HÉLIO COSTA E PATRUS REFORÇAM CONQUISTA DE VOTOS NO INTERIOR

A alguns dias da eleição, os candidatos a governador e vice Hélio Costa (PMDB) e Patrus Ananias (PT) reforçam estratégia para potencializar a conquista de votos pelo interior do Estado.


Hélio Costa se comprometeu em criar uma Agência Regional de Apoio à Agricultura e Agência de Desenvolvimento da região de Paracatu para trabalhar o crédito para os pequeno, médios e grandes produtores.

Desde o início da campanha, Hélio Costa tem reiterado o compromisso de, caso eleito, fazer um Governo compartilhado com o vice, que ficará responsável pela coordenação da área social para repetir no plano estadual a experiência implantada na esfera federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e de um dos carros-chefes da gestão, o Programa Bolsa Família.

VOLTA, JOÃO BURACÃO!!!!

Serra dos Aimorés está precisando muito da visitinha do "João Buracão" o defensor dos motoristas, o guardião do asfalto, o protetor de tombos feios... A população serrense clama por soluções: é buraco que não acaba mais na maioria das ruas da cidade. Tem até asfalto recém inaugurado que tá uma cratera só.

É João, coisa pra desesperar qualquer cidadão!!!!



Proteja nossas calotas, os pneus e os pedestres: herói protetor contra os malfeitos calçamentos...

PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DO IDOSO VISITA A ARMI

Nesta quinta-feira, 26/01, quem fez uma visita à ARMI foi Felipe Willer de Araujo Abreu Junior - presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Minas Gerais. Segundo Felipe, somente em Minas Gerais a população acima de 60 anos já ultrapassa 2,8 milhões de habitantes.

Um dos pontos principais da discussão foi o fortalecimento dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, instrumentos de controle social e garantidores de direitos. Além de sua rticulação, buscou ainda uma agenda com o prefeito municipal Célio Pinto que se recusou em recebê-lo.

É lamentável que o executivo tenha demonstrado resistência em receber esta autoridade estadual de defesa dos direitos dos pioneiros, daqueles que têm experiência de vida que são os idosos de nossa comunidade. Com ele se encontravam representantes dos Conselhos de Carlos Chagas e Santa Efigênia de Minas que se encantaram com o trabalho efetivo da Entidade. Amanhã pela manhã Felipe será recebido pela Sra. Gorete - Secretária de Ação Social de Nanuque onde tratará também com o prefeito Nide ações de efetivação do Conselho do Idoso local que foi criado recentemente.




quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cidadão.NET continua fechado


O projeto Cidadão.NET foi criado em 2003 pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE com o objetivo de preparar os cidadãos das comunidades excluídas para o exercício efetivo e amplo da cidadania, utilizando as tecnologias da informação e comunicação para processar e produzir conhecimentos que contribuam para a capacitação profissional e implementação de campanhas e ações comunitárias com vistas à melhoria do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano da região. O Cidadão.NET prevê a implantação de Telecentros Comunitários (núcleos de informática e cidadania) para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte Minas Gerais.
Em Serra dos Aimorés o nosso Telecentro comunitário está fechado já há um bom tempo, a entidade AFASA firmou parceria com a prefeitura municipal mais até agora nada, esperamos que os nossos jovens possam ter de volta as aulas de informática e acesso gratuito a internet. Eu que fui parceiro através da ARMI e participei de várias capacitações, sei da importância que o telecentro representa na comunidade, talvez a solução seja novamente a criação do comitê gestor para ajudar na administração.

A aprovação da possibilidade de remanejamento de 30% das verbas previstas para 2010 é derrubada na Câmara Municipal


Nesta última segunda-feira, 23/08, me deu vontade novamente de postar algo sobre a atuação da Câmara Municipal. Segunda, foi um dia de surpresas e, posso até arriscar no termo " de orgulho" para o povo serrense. A prefeitura teve autonomia negada. Os vereadores negaram o Projeto de Lei que daria o poder ao prefeito de remanejar 30% das verbas previstas para 2010. Esta negativa dos vereadores manteve em 5% o poder do prefeito de remanejar recursos de uma área para outra por meio de decreto, pois segundo Edgar da Baixada é o máximo garantido pela Constituição. O objetivo deste projeto era alterar a proposta já aprovada garantindo a ele próprio remanejar 30% de todo o orçamento sem que o haja intervenção da Câmara no objeto da alteração.
Seria um encaminhamento grave se possibilitassem ao prefeito alterar a destinação do orçamento, sem que houvesse sequer discussão e conhecimento público para que área está sendo direcionada o recurso. "Ao autorizar isso, a Câmara abriria mão da prerrogativa de controle e fiscalização sobre o cumprimento da destinação orçamentária que ela mesma aprovou", explicou Edgar.
Podemos respirar aliviados, desta vez, a maioria votou contra o Projeto apresentado pelo Executivo mesmo tendo maioria. Acho que ele não contava com este resultado...
Temos que parabenizar, em especial, ao vereador Edgar da Baixada pelo empenho em defesa dos recursos que são da comunidade.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lula diz que será o ‘mais feliz do mundo’ quando deixar cargo

‘Eu vou olhar para mim e dizer que não tenho curso superior, mas fui o presidente que mais abriu universidade no Brasil’, afirmou
João Naves de Oliveira, da Agência Estado
DOURADOS, MS – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 24, diante de uma plateia de quase dois mil estudantes, em Dourados (MS), que será o homem “mais feliz do mundo” exatamente à meia-noite do dia 31 de dezembro, quando deixará o cargo. “Eu vou olhar para mim e dizer que não tenho curso superior, mas fui o presidente que mais abriu universidade no Brasil.”
Ele ressaltou que, durante seu governo, quebrou todos os paradigmas, principalmente relacionados ao preconceito. “Quando fui candidato ao governo de São Paulo, os pobres não queriam votar em um cara como eu, também pobre”.
Lula inaugurou quatro prédios da Universidade Federal de Dourados e lançou outras 16 obras da instituição. Antes de chegar à universidade, Lula inaugurou os 27 quilômetros da duplicação da pista da rodovia BR-163, a mesma estrada inaugurada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, quando ainda era feita de cascalho. FONTE: Blog da Dilma

sábado, 21 de agosto de 2010

LULA DIZ QUE AGORA É A VEZ DAS MULHERES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil precisa eleger uma mulher após ter colocado um metalúrgico no comando do país. Segundo ele, não há motivo para preconceito contra as mulheres, porque elas significam algo sagrado para a sociedade.
“Qual é o preconceito que a gente pode ter contra uma pessoa que ensinou a gente a comer quando a gente nem sabia pegar numa colher? Qual é o preconceito que a gente tem contra uma pessoa que perdeu horas e horas para ensinar a gente a andar? Qual é o preconceito que a gente pode ter contra uma pessoa que nos deu o caráter, porque quem dá o caráter não é o pai, é a mãe? Qual é o preconceito que a gente pode ter contra uma pessoa que significa algo tão sagrado na sociedade, como a mulher? Tão importante que só ela pode procriar”, discursou Lula.
Por esses motivos, o presidente disse que é chegada a hora de o Brasil ter uma mulher na Presidência da República. “Por isso, companheiras mulheres é que temos que levantar a cabeça humildemente e estufar o peito sem empinar o nariz e dizer: nós já tivemos a coragem de votar num metalúrgico e não erramos e agora vamos votar numa mulher para fazer o que precisa ser feito nesse país. Para mudar definitivamente a história do nosso Brasil.”

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Leir, artista de Serra dos Aimorés homenageia a ARMI com um desenho lindo!!

Lindo trabalho, a ARMI ficou muito contente com a homenagem do artista!!!
Parabéns Leir!!!

IBGE Censo 2010

IBGE Censo 2010

O CENSO 2010 já comecou

Responda ao Censo 2010
Para realizar o Censo 2010, o IBGE precisa do apoio e da participação de todos. É imprescindível que a população entenda a importância de se receber o recenseador e responder ao questionário da pesquisa.
Fazer o Censo 2010 é uma responsabilidade do IBGE e também da sociedade que ao colaborar com o recenseamento cumpre seu papel de cidadã.
É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro.
A Lei n. 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e assegura o caráter sigiloso das informações prestadas.
O texto do Art. 1º. estabelece que toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, visando a execução do Plano Nacional de Estatística (Decreto-Lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, Art. 2º., § 2º.).
Além disso, o parágrafo único desta mesma lei oferece garantias de que as informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.
Ou seja, todas as respostas fornecidas ao Censo 2010 serão absolutamente confidenciais e serão usadas somente no preparo de cadastros e séries estatísticas. Em nenhuma hipótese, as informações prestadas serão visualizadas por pessoas estranhas ao serviço censitário. Os responsáveis pela violação do sigilo censitário estarão sujeitos à punição com demissão sumária, passíveis de citação em processo criminal.
A obtenção de dados fidedignos e confiáveis constitui a base indispensável de um recenseamento bem feito e, conseqüentemente, de um País melhor, cada vez mais adequado aos seus habitantes.

domingo, 15 de agosto de 2010

1º Congresso das Micros e Pequenas Empresas de Comunicação do Extremo Sul da Bahia


1º Congresso de Micros e Pequenas Empresas de Comunicação e Radio difusão Comunitária

ENCONTRO DOS COMUNICADORES COMUNITÁRIOS FOI UM SUCESSO!
Cerca de 80 pessoas participaram do 1º Congresso Radiodifusão Comunitária do Extremo Sul da Bahia, promovido pela Abraço Regional nos dias 14 e 15, último. Jornalistas, radialistas e representantes de vários segmentos de comunicação impressos e online, se fizeram presentes ao evento, lotando o auditório do Classic Plaza Hotel em Teixeira de Freitas.
O Congresso teve a participação de Mário Jefferson, radialista, jornalista, diretor-presidente da TV Cidade de Taubaté-SP e diretor-presidente da FRENAVATEC – Frente Nacional pela Valorização das TVs do Campo Público, que falou sobre a TV Pública.A palestra contou com grande interação da platéia.
O advogado Joaquim Carlos Carvalho abordou legislação e sustentabilidade das rádios comunitárias e as novas tecnologias digitais.
O economista Elias Amorim, gerente regional da SUDIC, que falou sobre desenvolvimento local.
A radialista comunitária Kamayura Saldanha, dirigente da Rádio Ideal FM de Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador e coordenadora daComissçao Organziadora do Congresso Estadual da Abraço, que foi um dos destaques do evento, citando a realidade das rádios comunitárias.
O evento discutiu ainda propostas de sustentabilidade em conjunto com todas os veículos de comunicação alternativo e ao final, a plenária aprovou a carta dos comunicadores comunitários do Extremo Sul da Bahia que pode ser conferida no site da ABRAÇO: www.abracoextremosul.blogspot.com
A ARMI através da Aymorés FM mandou seus representantes que capacitados cumprirão um excelente trabalho na radiodifusão de Serra dos Aimorés.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ASSOCIADOS DA ARMI VISITAM NOVO PRÉDIO


Após vitória no pleito pelo prédio que foi da AMATO, hoje 05/07, alguns associados da ARMI em dia de atividade fizeram uma caminhada até o prédio onde as dependências serão utilizadas para radiodifusão comunitária da entidade. Conheceram o espaço, apreciaram os bens e o maquinário onde serão produzidas fraudas e absorventes higiênicos por parcerias e fizeram a prece para abençoar e prosperar o ambiente.
Os presentes ficaram super felizes com o local que será mais uma extensão da Associação, um local bonito e espaçoso que só fará crescer o sucesso da Entidade na área social do município de Serra dos Aimorés.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ARMI SAI VITORIOSA NO PROJETO QUE PLEITEAVA PRÉDIO DA AMATO

No mês passado o CMDRS, em decisão conjunta à AMATO e ao IDENE suspendeu a posse da AMATO - Associação dos Moradores do Alto Bonito sobre o imóvel que a entidade tinha como Sede. Há pelo menos um ano desativada, a AMATO permanecia com o imóvel, mesmo sem produção ou qualquer funcionalidade.Pela decisão, o CMDRS assumiu provisoriamente o imóvel, depois que ficou comprovado e constatado que a entidade não está em atividade e estava deixando o prédio à mercê da ação do tempo. Em 06/07 o CMDRS afixou em diversos pontos da municipalidade um EDITAL para que Entidades regulamentadas apresentassem o projeto e toda documentação exigida, o encerramento do mesmo ocorreu no dia 30/07 às 11 horas. A decisão final seria dada através de processo de escolha pelos conselheiros da melhor proposta documental e da votação pelo melhor projeto. Três entidades demonstraram interesse no pleito sendo elas: AFASA, SAMISA e ARMI. A AFASA não compareceu até a data do encerramento do Edital, mas tentou no plenário do CMDRS a oportunidade de participar, os conselheiros em respeito ao EDITAL não concordaram. A SAMISA compareceu na data prevista, com resalva de ausência de 3 importantes documentos entre estes, a Certidão Negativa da Receita Federal que levou a plenária a solicitação de mais 10 dias de prazo para a apresentação do mesmo que não foi providenciado no periodo de vigência do Edital que foi de 06/07/2010 a 30/07/2010, que também obteve a negativa dos conselheiros que entendem o valor de respeitar os prazos do Edital. Assim, as Entidades defendem seus projetos mediante ao Conselho e público presente e tendo percebido que a ausência documental desqualificaria a SAMISA, sua presidente Sra.Janine, a tesoureira Sra.Wilma e outras colaboradoras da entidade se retiraram da reunião. O presidente deu sequencia à pauta e levou o projeto à votação que declarou o Projeto comunitário "Aymorés FM" o vencedor do pleito. Assim, a partir de muito pouco tempo a ARMI tomará posse do imóvel e de todo material que até então estava ocioso em posse da AMATO. Dos 10 conselheiros presentes e aptos a votar todos disseram SIM à ARMI.

PARABÉNS ARMI, PARABÉNS ASSOCIADOS, PARABÉNS COMUNIDADE, PARABÉNS CMDRS!!!