Blog PRESSÃO POPULAR

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Período chuvoso traz perigo de raios



As fortes chuvas que caíram em Serra dos Aimorés nos últimos dias têm preocupado a população. O medo de alagamentos deixa muitos apreensivos a cada precipitação.


Há, entretanto, outro problema provocado pelas chuvas que merece atenção: a incidência de raios, que, por serem menos freqüentes, acabam esquecidos, apesar de representarem risco de morte Muitos cidadãos já tiveram prejuízos este mês devido aos raios que queimaram seus eletroeletrônicos. No ano passado em todo Brasil, o número de mortes por raios foi o maior de toda a década, com 75 óbitos. Em 2007, 47 casos foram registrados. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Os raios podem acontecer durante todo o ano, mas há maior probabilidade de incidência nos meses de fevereiro, março e abril, por serem os mais chuvosos.


Procurar abrigo em edificações, manter-se longe de água, como piscinas e mar, durante as chuvas são alguns cuidados necessários para evitar entrar em contato com a eletricidade gerada pela descarga elétrica. O carro é um bom abrigo, desde que a pessoa permaneça em seu interior por algum tempo, caso ele seja atingido por um raio. Isso porque a lataria do veículo fica eletrizada por algum tempo. Se a pessoa tocar nele, logo após o raio, será eletrocutada.
Desligar eletrodomésticos da tomada também é uma medida preventiva a ser adotada, uma vez que as descargas podem atingir a rede elétrica e causar a queima dos aparelhos. Se a trovoada for intensa, o melhor a fazer é desligar a energia no quadro geral.


Mas o que realmente seria bom para Serra dos Aimorés seria a colocação de pára-raios em pontos estratégicos do município o que evitaria o pior.
(Foto: Átila Alberti/O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário