Blog PRESSÃO POPULAR

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Escândalo: Uldurico Pinto e Zezéu Ribeiro aparecem em reportagem do Jornal Nacional




Justamente quando se espera mais lisura dos parlamentares depois de sucessivos escândalos, aparece agora denúncias de uso de notas fiscais "frias" por deputados para receber a verba indenizatória de gabinete.
São 15 mil reais todo mês para cada deputado federal e agora uma reportagem do jornal Folha de São Paulo evidencia que os gastos podem ser justificados com notas emitidas por empresas cujos os endereços informados não existem.
Quem conhece os bastidores de Brasília sabe que a verba indenizatória é tratada pelos deputados como complemento salarial, custe o que custar. Assim como as diárias servem de grana extra nas Câmaras de Vereadores e nas Prefeituras Municipais.
O deputado federal baiano Zezéu Ribeiro (PT) é citado como um dos participantes no escândalo, assim como o seu colega Uldurico Pinto (PHS), este último que centraliza a sua maior base eleitoral em Teixeira de Freitas, onde também administra quatro emissoras de rádio.
Uldurico nega o uso de notas frias. Zezéu ainda não oficializou sua defesa. Na Corregedoria da Câmara, quem aguarda os colegas é o deputado federal ACM Neto, corregedor da Casa, que já falou em levar os casos provados ao Conselho de Ética.
Segunda acaba de publicar o Jornal A Tarde, a partir desta terça, 24, a Corregedoria da Câmara deverá se debruçar sobre um lote de notas fiscais referentes a serviços prestados a parlamentares e pagos com a verba indenizatória.
A investigação da Corregedoria está sendo suscitada por matérias do jornal Folha de São Paulo, edições de domingo e desta segunda, segundo as quais a análise de duas mil notas fiscais pela reportagem teria detectado endereços falsos das empresas que prestaram serviço a vários parlamentares, entre eles integrantes da bancada baiana. O corregedor da Câmara, deputado ACM Neto (DEM), se reuniu nesta segunda à noite com o presidente da Casa, deputado Michel Temmer (PMDB-SP) para tratar do assunto. Antes da reunião, Neto advertiu que as denúncias da Folha devem ser tratadas com cautela.
O fato ganhou ainda mais repercussão, após reportagem sobre o escândalo exibida nesta segunda-feira (23) no Jornal Nacional.
Fontes: Imprensa Livre e A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário